A seleção nacional da Arábia Saudita jogou a sua primeira partida de qualificação tendo em vista o Mundial de 1978 na Argentina. Após um total de quatro tentativas fracassadas, os Falcões Verdes ganharam uma passagem para a final no verão de 1994 nos EUALá eles surpreendentemente chegaram às oitavas de final pela única vez até o momento.

A Arábia Saudita então se classificou três vezes seguidas para o Campeonato do Mundo de 1998 na França, no de 2002 na Coreia do Sul e no Japão, e o de 2006 na Alemanha. No entanto, eles conquistaram um total de dois pontos nestas finais. Após falharem em 2010 e 2014, os Falcões Verdes mais uma vez voltaram para casa após a fase preliminar da Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia. Entretanto, eles conseguiram vencer uma partida do Mundial pela primeira vez em 24 anos contra o Egito.

O técnico da Arábia Saudita, Hervé Renard

Hervé Renard assumiu a equipa da Arábia Saudita em julho de 2019, a sexta etapa do francês de 53 anos com uma equipa. Anteriormente, ele treinou a Zâmbia, Angola, Costa do Marfim e Marrocos de 2016 a 2019.

Ele triunfou com a seleção do Zâmbia e da Costa do Marfim nas Copas da África de 2012 e 2015, fazendo de Renard o primeiro treinador a ser coroado campeão africano com duas equipes. Ele também esteve sempre associado ao seu país natal com o Sochaux e o OSC Lille na Ligue 1.

As estrelas da equipa nacional da Arábia Saudita

Todos os jogadores da seleção da Arábia Saudita são contratados para a Liga Profissional Saudita. Todos os jogadores mais importantes ganham o seu dinheiro com os campeões e vencedores atuais da Liga dos Campeões da AFC, Al Hilal. Um deles, o meio-campista central Salman Al-Faraj, usa o arco do capitão tanto no clube quanto nos Falcões Verdes. Temos também em mente o lateral esquerdo Salem Al-Dawsari e o atacante Saleh Al-Shehri.

Qualificação da Arábia Saudita para o Campeonato do Mundo de 2022

A Arábia Saudita acumulou sete vitórias, dois empates e uma derrota no Grupo 2 da terceira fase das eliminatórias asiáticas para o Mundial. Os Falcões Verdes ficaram assim em primeiro lugar com 23 pontos e um ponto a mais do que o Japão. Contra o Japão, os onze da Arábia Saudita venceram em casa por 1-0 e foram derrotados por 0-2. Eles também empataram 0-0 em casa e perderam 1-0 fora contra a Austrália, terceira colocada, que se classificou para o Mundial de 2022 após a repescagem. Anteriormente, os Falcões Verdes prevaleceram no Grupo D da segunda rodada com 20 pontos , cinco pontos a mais do que o Uzbequistão.

As chances de sucesso da Arábia Saudita no Mundial

A seleção nacional da Arábia Saudita, classificada em 53º lugar no ranking da FIFA em 23 de junho, enfrentará pela primeira vez Argentina, México e Polónia no Grupo C do Mundial de 2022 no Qatar. Aqui, os adversários representam o número três, o número doze e o número 26 do ranking do FIFA.

Assim, a Arábia Saudita entra nesta rodada final como um “fornecedor de pontos”. No caso de um milagre do futebol, às vezes devido à vantagem climática, poderiam vir a encontrar a França ou Dinamarca nas oitavas-de-final.

Características estatísticas da Arábia Saudita antes do Mundial

A Arábia Saudita fará a sua estreia no Campeonato do Mundo de 2022 contra a Argentina. Os Falcões Verdes encontraram os favoritos para vencer o grupo quatro vezes até agora, mais recentemente em novembro de 2012. Durante esses jogos, ocorreram dois empates surpreendentes e o mesmo número de derrotas. Contra a Polónia, sua segunda adversária do grupo, a seleção saudita perdeu três das suas quatro partidas e venceu uma em dezembro de 1994. Além disso, o recorde contra o México não parece muito melhor. O México venceu quatro dos cinco confrontos e só concedeu um empate sem gols em junho de 1998.

Outras equipas do Grupo C do Mundial: