equipa francesa foi coroada campeã mundial no Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia pela segunda vez em seis participações consecutivas. No Mundial de 1998, os Bleus triunfaram no seu país na volta final, após doze anos. Depois disso, eles foram eliminados após a fase de grupos no Mundial de 2002 na Coreia do Sul e Japão e em 2010 na África do Sul.

A França, por outro lado, ficou em segundo lugar na final de 2006 em solo alemão. Oito anos mais tarde, a França foi eliminada nas quartas de final no Brasil. A França também terminou em terceiro lugar no Mundial de 1958 na Suécia e em 1986 no México. Os Bleus também ficaram de fora do pódio nas finais de 1982 na Espanha, terminando em quarto lugar.

Anteriormente, a equipa francesa foi eliminada na oitava e nas quartas de final na edição de 1934 na Itália e na edição de 1938 na sua própria casa. Eles também tiveram que voltar para casa após a rodada preliminar quatro vezes entre 1930 e 1978.

O técnico da França, Didier Deschamps

Didier Deschamps assumiu a equipa nacional francesa em julho de 2012. Antes disso, o ex-defesa e campeão mundial de 1998 começou a sua carreira como treinador no AS Monaco. Ele esteve a acompanhar a equipa da Ligue 1 desde o verão de 2001 até setembro de 2005.

Em julho de 2006, o treinador de 53 anos assinou com a Juventusque havia sido rebaixada como resultado do escândalo de manipulação na Itália. Além disso, a Velha Senhora teve que lidar com uma considerável dedução de pontos. Deschamps, que jogou pelo recordista de campeões de 1994 a 1999, contudo, levou a equipa de volta à primeira divisão como campeã da Serie B. No entanto, ele se retirou em maio de 2007. Depois disso, a partir do verão de 2009 e até a sua transferência para o Bleus, ficou a cargo do Olympique de Marselha.

As estrelas da equipa nacional francesa

Cada jogador da equipa francesa conta entre a elite internacional. Embora a Ligue 1 seja uma das principais ligas da Europa, a maioria dos jogadores ganha o seu dinheiro no exterior. Cinco deles estão sob contrato na BundesligaOs defesas Benjamin Pavard e Lucas Hernandez e o atacante Lucas Hernandez jogam pelo FC Bayern. Além disso, os homens ofensivos Christopher Nkunku do RB Leipzig e Moussa Diaby do Bayer Leverkusen.

Entretanto, Hernandez, Nkunku e Diaby terão de conviver com a concorrência de Antoine Griezmann (Atlético Madrid), Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) e Karim Benzema (Real Madrid). Além disso, o meio-campo Paul Pogba voltou à Juventus vindo do Manchester United no verão de 2022.

Qualificação da França para o Mundial de 2022

A França permaneceu invicta no Grupo D das eliminatórias do Mundial da Europa, obtendo cinco vitórias e três empates. Como resultado, os Bleus conquistaram 18 pontos e seis a mais que o segundo lugar da Ucrânia. Os atuais campeões mundiais devem isso a um recorde de 18 golos marcados e três sofridos. Nesta ocasião, a equipa nacional francesa leva dois empates de 1-1 contra a Europa OrientalAlém disso, a partida em casa contra a Bósnia terminou com o mesmo resultado.

As chances de sucesso da França no Campeonato do Mundo de 2022

A equipa nacional francesa, classificada em número quatro no mundo a partir de 23 de junho, jogará pela primeira vez contra a Austrália, Dinamarca e Tunísia no Grupo D no Campeonato do Mundo de 2022. Estes são os 39º, 10º e 30º lugares no ranking da FIFA.

Como resultado, é evidente que as seleções europeias são de longe os candidatos mais promissores a avançar para as oitavas de final. Os Bleus podem ter mais qualidade do que os Vermelhos e Brancos, mas muitas vezes não conseguem explorar todo o seu potencial. No entanto, isso pouco altera o facto de que eles estão entre os mais próximos dos favoritos.

Características estatísticas da França antes do Mundial

A França enfrentará a Austrália na primeira partida do grupoEste será um déjà vu. Afinal, as duas seleções encontraram-se pela última vez no Grupo C no Mundial de 2018, com os Bleus a vencer por 2-1. Os Bleus comemoraram um total de três vitórias contra os Cangurus e também sofreram um empate e uma derrota em 2001.

Assim como a Austrália, seu segundo adversário do grupo, a Dinamarca, jogou como eventual campeão mundial na rodada preliminar há quatro anos. Estritamente falando, este foi seu terceiro encontro num Mundial. Assim como contra os onze australianos, houve um 2-1 contra os dinamarqueses. Mas os dois representantes europeus no Grupo D também foram sorteados no mesmo grupo da Liga das Nações 2022/2023 e os escandinavos comemoraram uma vitória por 2-1 fora de casa em junho.

Antes da segunda etapa, em setembro, a seleção francesa tem oito vitórias, dois empates e seis derrotas contra os onze dinamarqueses. Finalmente, há o confronto contra a Tunísia. As duas equipes jogaram quatro partidas amistosas entre 1978 e 2010. A França venceu dois e empatou dois.

Outras equipas do Grupo D do Mundial: