O Irão jogou o seu primeiro jogo de qualificação com vistas no Mundial de 1974 na Alemanha. A equipa Melli então deu a sua primeira entrada para uma final na segunda tentativa, chegando ao final da linha após a primeira rodada na Argentina, em junho de 1978. Após uma retirada, uma desclassificação e duas tentativas sem sucesso, a seleção iraniana participou da sua segunda final, exatamente 20 anos depois, no Mundial de 1998, na França. Lá, eles foram eliminados após a fase de grupos, mas ao menos conseguiram a sua primeira vitória histórica.
Depois disso, o Irão empatou e perdeu duas vezes no Mundial de 2006 na Alemanha e em 2014 no Brasil. No Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia, a seleção iraniana comemorou o seu segundo sucesso completo numa final. Além disso, a equipa Melli perdeu uma vez e dividiu pontos uma vez. No final, eles não conseguiram chegar à segunda fase pela quinta vez em tantas participações.
O técnico do Irão, Dragan Skočić
Dragan Skočić tomou conta do lado iraniano em fevereiro de 2020. O croata de 53 anos tem acompanhado quatro clubes iranianos – Malavan, Foolad, Khooneh be Khooneh Babol e Sanat Naft – desde o verão de 2013. Antes disso, Skočić gerenciou o seu clube matriz Rijeka, Interblock Ljubljana na Eslovênia, a equipa principal do Kuwaiti Al Arabi e Al Nassr da Arábia Saudita, um dos clubes mais conhecidos do mundo árabe.
As Estrelas da Equipa Nacional Iraniana
A maioria dos jogadores da equipa iraniana ganha o seu dinheiro em parte na Liga Pérsica Pro do Golfo Pérsico e em parte da Europa. Alguns dos jogadores de futebol não só podem ganhar experiência nas ligas superiores, mas também no europeu. Isto se aplica, entre outros, aos atacantes Sardar Azmoun do Bayer Leverkusen e Mehdi Taremi do Porto. Além disso, há o lateral direito Alireza Jahanbakhsh, do Feyenoord.
Qualificação do Irão para o Mundial de 2022
O Irão terminou em primeiro lugar no Grupo 1 da terceira fase das eliminatórias do Mundial da Ásia com 25 pontos e dois pontos a mais do que a Coreia do Sul. Isto foi conseguido apesar do fato de que o vice-campeão infligiu a Melli a única perda de pontos com um empate em 1-1 fora e uma vitória em casa por 2-0. Anteriormente, a seleção iraniana conquistou a vitória no Grupo C da segunda fase com 18 pontos. Atrás deles, o Iraque conquistou um ponto a menos.
As hipóteses de sucesso do Irão no Campeonato do Mundo de 2022
A equipa iraniana enfrentará pela primeira vez a Inglaterra, os EUA e o País de Gales no Grupo B do Mundial. Os seus adversários estão em quinto, 15º e 18º lugar no ranking da FIFA. Escusado será dizer que os Três Leões são os favoritos para vencer o grupo. Atrás deles, os EUA e o País de Gales têm mais experiência internacional. No caso de um segundo lugar, o Irão provavelmente jogaria contra a Holanda nas oitavas de final. Lá, o mais tardar, seria o fim da linha para a Equipa Melli.
Características estatísticas do Irão antes do Mundial
Em termos geopolíticos, os EUA são um dos inimigos do Irã por excelência. Além disso, a seleção iraniana comemorou a sua primeira vitória num Mundial em 21 de junho de 1998 na França contra os Soccer Boys. Um ano e meio depois, as duas equipes empataram por 1-1 no México. A sua primeira participação no Grupo B do Campeonato do Mundo de 2022 será contra a Inglaterra.
Outras equipas do Grupo B do Mundial:
- Inglaterra
- EUA
- País de Gales