Entre 19 e 22 de setembro as equipas portuguesas em provas europeias disputaram os seus primeiros jogos. Benfica e Braga viram-se derrotados em território nacional, ao passo que o FC Porto e o Sporting foram conquistar pontos a jogar fora.

Equipas na Liga dos Campeões

Equipa na Liga Europa

FC Porto

Presente no Grupo H com FC Barcelona, Shakhtar Donetsk e Antuérpia, o FC Porto teve o seu primeiro jogo da Liga dos Campeões frente ao Shakhtar Donetsk, na Alemanha, em estádio emprestado pelo Hamburgo, na Alemanha.

Claramente com o controlo do jogo, o FC Porto foi vencer o Shakhtar Donetsk for de casa por 1-3. Os dragões controlaram o jogo à sua mercê, e ao intervalo o resultado já estava feito (1-3). Na 2.ª parte foi uma questão de gerir o resultado por parte da equipa portuguesa.

O defesa central David Carmo entrou no 11 do FC Porto para substituir o lesionado Marcano. Aos 8 minutos Galeno apontou o 0-1 para o Porto, 5 minutos depois Kelsy fez o golo do empate para o Shakhtar, mas aos 15 minutos da 1.ª parte Galeno bisou. Ainda aos 29 minutos, Galeno assiste o iraniano Taremi para o 1-3, o que se veio a verificar como resultado final.

SL Benfica

No Grupo D juntamente com Inter de Milão, Real Sociedad e RB Salzburgo, o Benfica recebeu os austríacos do Salzburgo no Estádio da Luz para a sua estreia na Liga dos Campeões 2023/2024.

O jogo começou conturbado para o Benfica. Logo aos 3 minutos, o guarda redes dos encarnados Trubin faz falta dentro de área e é marcado penalty para o Salzburgo, que foi desperdiçado por Konate. Aos 13 minutos depois de um mau passe de Bah, Trubin sai se à bola, que é cortada com a mão por o defesa central António Silva. A jovem promessa de 19 anos viu o cartão vermelho e é assinalado mais um penalty para o Salzburgo, convertido em golo por Simic, que viria a ser o homem do jogo. Ainda na 1.ª parte o Benfica tentou por várias vezes chegar ao empate, mas é na 2.ª que o Salzburgo dá a machadada final num contra ataque com um golo de Gloukh, aos 51 minutos. 2-0 foi o resultado final.

Braga

Há 12 anos fora da Liga dos Campeões, atualmente no Grupo C com Real Madrid, Napoles e União de Berlim o Braga recebeu os italianos do Napoles em casa.

Esperava-se um jogo difícil para os minhotos, e foi. Di Lorenzo marcou o 0-1 para o Napoles já em período de descontos aos 45+1. Na 2.ª parte o Braga foi à procura do empate, que conseguiu encontrar através de um cabeceamento de Bruma aos 84 minutos. O infortúnio para a equipa do Minho chegou aos 88 minutos com um autogolo do defesa Niakate. O resultado final foi de 1-2.

Sporting CP

Na Liga Europa, no Grupo D juntamente com a Atalanta, Strum Graz e Rakow, o Sporting foi à Áustria vencer o Strum Graz por 1-2.

Na 1.ª parte não houve golos e foi controlada maioritariamente pelo Sporting. 2 minutos antes da hora de jogo o avançado Boving faz o 1-0. Aos 76, o novo avançado do Sporting Gyokeres faz o golo do empate, tendo Diomande fechando o marcador para os leões por 1-2.