SL Benfica

Foi por 1-3 que o Benfica conseguiu sair vitorioso da Áustria e agarrar o lugar – que era disputado com o seu adversário neste jogo – de acesso à Liga Europa. Di Maria fez o gosto ao pé de canto direto, tendo Rafa Silva marcado o 0-2 antes do intervalo. Na 2.ª parte os Salzburgo reduziu para 1-2, mas foi para lá dos 90 minutos, que o recém entrado Arthur Cabral faz o 1-3 e oferece o bilhete às águias para a Liga Europa.

O Benfica tinha a tarefa de ir vencer à Áustria o Salzburgo por diferença de 2 golos, no sentido de conseguir assegurar a passagem, pelo menos, para a Liga Europa. As águias tiveram várias oportunidades ao longo do jogo para ter batido por mais do que 2 golos os austríacos, e não necessitavam de sofrer até ao tempo de compensação para fazer o derradeiro golo, mas Rafa Silva, mais uma vez, teve dificuldades a encontrar o caminho da baliza.

FC Porto

O Porto recebeu, e bateu o Shakhtar Donetsk por 5-3. As hostilidades foram abertas por Galeno, que perto dos 10 minutos de golo inaugurou o marcador. Pouco depois, com o jogo controlado pelo Porto, o Shakhtar consegue chegar ao empate perto da meia hora de jogo, mas um pouco antes do intervalo Galeno voltou a fazer o gosto ao pé e levou o os dragões a vencerem ao intervalo por 2-1. Por volta da hora de jogo Taremi estabelece o 3-1, e o Porto já cheirava os oitavos da Liga dos Campeões, até que Eustaquio faz um auto-golo, que deu o 3-2. Pepe voltou a fazer das suas e marcou o 4-2 aos 75 minutos, deixando assim o ambiente no dragão bem mais leve. Francisco Conceição entrou e marcou, poucos segundos depois, o 5.º golo da equipa da casa, tendo o Shakhtar ainda marcado o último golo da partida perto do minuto 90.

Ao Porto bastava o empate para passar, mas claro está, que a jogar em casa e com o dinheiro envolvido de cada vitória para a liga milionária, os dragões fizeram por ganhar o jogo, tendo acabado em 2.º lugar do Grupo H, com os mesmos pontos do FC Barcelona.

Sporting de Braga

Já se sabia que as hipóteses do Braga se conseguir apurar eram escassas, pois para tal o Braga teria de ir vencer a Napoles por 2 golos ou mais. Por si só já é bastante difícil para uma equipa portuguesa vencer o Napoles, então sendo fora de casa e por diferença de 2 golos é uma missão de nível elevadíssimo.

O Braga – apesar por ter perdido por 2-0 – bateu-se bem frente ao Napoles. Os bracarenses não conseguiram fazer golo, mas ainda abanaram com os postes da baliza de Meret. A infelicidade bateu à porta dos Guerreiros do Minho logo na 1.ª parte, num auto-golo por parte Saatci aos 9 minutos. Perto da meia hora de jogo, o craque Victor Osimhen fechou com as contas finais da visita do Braga a Napoles.

Ainda assim, o Braga podia ter passado de sonhar com os oitavos da Liga dos Campeões a ir para casa sem nada, pois em caso de derrota do Braga e vitória do União de Berlim sob o Real Madrid, os bracarenses nem à Liga Europa conseguiam ir.

Sporting Clube de Portugal

A par de todas as equipas portuguesas que marcam lugar na Liga Europa, também o Sporting vai disputar o play-off contra equipas que tenham caído da Liga dos Campeões. À jornada 5 já estavam delineados os clubes que iam passar nos respetivos lugares: Atalanta em 1.º e Sporting em 2.º.

O Sporting recebeu o Krakov para a derradeira jornada, que já não mexia nas contas da passagem do grupo, e venceu por 3-0. Apesar de o jogo não contar, Ruben Amorim optou por meter a equipa quase titular. Gyokeres marcou o primeiro antes do intervalo. O defesa central Gonçalo Inácio bisou à hora de jogo e 70 minutos, traduzindo o resultado final em 3-0.