A seleção portuguesa de rugby fez história no passado dia 8 de outubro no campeonato de rugby de 2023 em França. Os lobos conseguiram pela primeira vez na história uma vitória em mundiais de rugby.

Pela segunda vez na sua história a seleção de Portugal conseguiu a qualificação para um mundial de rugby. Já se tinham passado 16 anos desde a última vez que a seleção das quinas se tinha apurado para a competição mais aliciante do desporto.

Foi no último jogo do mundial (para Portugal) que a equipa conquistou a sua primeira vitória de sempre num mundial de rugby. Apesar de ficar pelo caminho no Grupo C da competição, Portugal conseguiu ainda o 4.º lugar num grupo de 5 seleções, onde a Geórgia ficou em último. País de Gales e Ilhas Fiji foram as seleções que passaram à fase seguinte.

Foi precisamente contra as Ilhas Fiji – umas das melhores seleções do mundo – que Portugal conseguiu a sua primeira vitória em mundiais de rugby. Além de ser um feito histórico por parte da equipa das quinas ao obter a sua primeira vitória, também o fez contra uma seleção fortíssima, e até considerada por muitos candidata ao título. Ora, o poderio das Ilhas Fiji ainda mais enaltece a vitória de Portugal, uma vez que foram derrotadas por 23-24. A diferença de um ponto foi o suficiente para Portugal sair de França com a missão mais do que cumprida.

O jogo em questão teve uma 1.ª parte com muito poucos pontos, que culminou num empate entre as duas equipas por 3-3. Na 2ª parte finalmente o jogo abriu e houve bem mais pontos comparativamente à 1.ª, pois Portugal fez 21 pontos e as Ilhas Fiji fizeram 20. Ora, foi o resultado suficiente para as Ilhas Fiji passarem em 2.º lugar do Grupo C, com menos 8 pontos do que os líderes País de Gales. Para Portugal foi o suficiente para fazer história e não acabar no último lugar do grupo.

Se já o apuramento de Portugal foi algo de muito positivo, pois é algo que não acontece, de todo, em todos os Mundiais; a vitória frente a um oponente de respeito foi a cereja no topo do bolo. Ora, o culminar do exlibris da seleção portuguesa também ditou o adeus do selecionador francês Lagisquet, que pôs um ponto final na sua carreira enquanto selecionador de Portugal.

Diz o ditado popular português que “uma desgraça nunca vem só” e fazendo jus ao mesmo, com a saída de Lagisquet também Portugal vê três importantes jogadores a saírem: Francisco Fernandes, Mike Tadjer e Samuel Marques.

Veremos nos próximos dias como se vai reconstruir a seleção de rugby de Portugal, mas o que é certo é que nos deixou a todos muito orgulhosos.