Já são conhecidas 21 das 24 seleções apuradas para disputar a fase final do Euro 2024, que será disputado a partir do dia 14 de junho de 2024, na Alemanha.

Portugal

A seleção das quinas fez história nesta fase de qualificação para o EURO 2024. A seleção capitaneada por Cristiano Ronaldo conseguiu o pleno sob a alçada do espanhol Roberto Martínez. Portugal venceu os 10 jogos da qualificação, e também bateu o recorde de golos marcados e sofridos. Os recordes de golos marcados e sofridos de Portugal datavam da qualificação para o Euro 2000, onde Portugal tinha marcado 32 golos e sofrido 4. Na qualificação para o Euro 2024 a talentosa seleção nacional conseguiu marcar 36 golos e sofrer apenas 2. Roberto Martínez tem motivos para estar orgulhoso dos seus pupilos.

Potes

Pote 1

Pote 2

Pote 3

Pote 4

Como são definidas as seleções que ficam em cada pote

Como anfitriã da competição, a Alemanha fica automaticamente no Pote 1. As restantes seleções vencedoras dos play-offs ficam no Pote 4, com 3 lugares por preencher.

Nas restantes 20 seleções apuradas, os critérios de seleção para os respetivos Potes foram selecionados em conformidade com o desempenho ao longo da fase de qualificação.

De acordo com o Artigo 23 dos Regulamentos oficiais da UEFA, os cabeça de série têm como base as classificações gerais da Fase de Qualificação, que são determinados pelos seguintes critérios:

O sorteio da Fase de Grupos para o Euro 2024 terá lugar no próximo dia 2 de dezembro (sábado). Pode ser acompanhado em UEFA.com a partir das 17h00, hora de Portugal continental.

Play Offs

Entre 21 e 26 de março de 2024, 12 seleções irão lutar pelos últimos 3 lugares para estarem na fase final do Euro 2024.

Como são selecionadas as seleções para disputar o play off

Tudo tem que ver com o desempenho de cada seleção na edição passada da Liga das Nações. Os vencedores das Ligas A, B e C são os primeiros a conseguir os lugares nos play offs, mas no caso de já estarem qualificados dão lugar à equipa na posição seguinte na sua liga.

Existirão 3 Grupos, denominados de “caminhos”, com 4 seleções cada onde serão chamados de Grupo A, B e C. As disputas serão feitas em modelos de meias-finais e final, onde a 1.ª equipa melhor qualificada no ranking recebe a 4.ª e a 2.ª recebe a 3.ª.

Como apenas 2 seleções da Liga A não conseguiram a qualificação direta para o EURO, haverá uma equipa repescada da Liga B e também a Estónia (vencedora da Liga D) a cair neste “caminho”.

Caminho C

Geórgia (1.º) vs Luxemburgo (4.º)
Grécia (2.º) vs Cazaquistão (3.º)

Caminho B

Israel (1.º) vs Ucrânia ou Islândia (4.º)
Bósnia (2.º) vs Finlândia ou Ucrânia (3.º)

Caminho A

Polónia (1.º) vs Estónia (4.º)
País de Gales (2.º) vs Ucrânia, Finlândia ou Islândia (3.º)

O sorteio para definir os Grupos acontecerá a 23 de novembro, e aí espera-se que se desfaça as dúvidas do futuro das seleções da Ucrânia, Islândia e Finlândia.