Quando foi o sorteio

Foi no passado sábado, dia 2 de dezembro, que ocorreu o sorteio que ditou a composição dos grupos para a fase final do EURO 2024. A cerimónia teve início às 17h (horário de Portugal Continental).

Onde foi o sorteio

O sorteio foi no país onde vai ser a fase final do EURO: Alemanha, na cidade de Hamburgo. Hamburgo é uma das cidades que vai receber jogos da fase de grupos do EURO 2024.

Sorteio da fase final do EURO

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo DGrupo EGrupo F
AlemanhaEspanhaInglaterraFrançaBélgicaPORTUGAL
SuíçaCroáciaDinamarcaPaíses BaixosRoméniaTurquia
EscóciaItáliaSérviaÁustriaEslováquiaChéquia
HungriaAlbâniaEslovéniaV. play off AV. play off BV. play off C

Como se qualificaram as seleções

A anfitriã Alemanha não precisou de jogar e discutir a classificação para a fase final do torneio, uma vez que se qualificou automaticamente.

As restantes 20 seleções ficaram divididas em 10 grupos diferentes, onde se classificaram para a fase final os 2 primeiros classificados de cada grupo.

Ficam a sobrar 3 lugares, que serão disputados por 12 seleções, que são selecionadas tendo em base a sua prestação na Liga das Nações 2022/2023. Neste sentido, haverão 6 meias finais e 3 finais, que serão disputadas de 21 a 26 de março, completando assim todos os grupos para a fase final do EURO 2024.

Como funcionou o sorteio das seleções

As seleções apuradas foram divididas em potes: 1, 2, 3 e 4. A divisão dos potes foi feita tendo em conta os resultados obtidos no processo de qualificação para o EURO 2024. A anfitriã Alemanha pertence ao Pote 1, e foi colocada no Grupo A, e o restante sorteio girou à volta das restantes seleções. Portugal, por sua vez, também ficou no Pote 1, e foi o cabeça de série do Grupo F.

Como funciona a fase final do torneio

O formato será o mesmo do EURO 2020. Os 2 primeiros classificados de cada um dos seis grupos passam diretamente aos oitavos de final. Os 4 melhores 3.º lugares passarão também para os oitavos de final.

A partir dessa fase o torneio entra na fase a eliminar: oitavos de final, quartos de final, meias finais e final.