A seleção mexicana participará do Mundial de 2022 pela 17ª vez e pela oitava final consecutiva. Além disso, o México estaria a competir pela décima vez consecutiva se não tivesse sido suspenso para o Campeonato do Mundo de 1990. Os melhores resultados do México até hoje foram no seu próprio país em 1970 e 1986. Na ocasião, o México avançou para as quartas-de-final.

Depois disso, a seleção mexicana sempre teve que dizer adeus nas oitavas de final. No Mundial de 2018 na Rússia, eles não conseguiram registar um empate pela primeira vez em 40 anos. No Grupo F, eles tiveram vitórias contra a Alemanha, assim como contra a Coreia do Sul e uma derrota contra a Suécia. Em seguida, o México perdeu contra o Brasil na abertura da fase de mata-mata.

O treinador do México, Gerardo Martino

O argentino Gerardo Martino assumiu a seleção mexicana em janeiro de 2019, e o jogador de 62 anos já havia sido o treinador do FC Barcelona na temporada 2013/2014. Após um segundo lugar no Campeonato Espanhol e um triunfo na Supercopa da Espanha, ele se transferiu para a seleção argentina.

Lá, o ex-jogador de ataque acompanhou o time por dois anos. Martino então geriu o Atlanta United na MLS de setembro de 2016 até dezembro de 2018. Antes de se mudar para o FC Barcelona, o treinador da equipa mexicana passou 15 anos entre o seu país natal (Argentina) e no Paraguai.

As estrelas da equipa nacional mexicana

A maioria dos jogadores da equipa nacional mexicana está sob contrato na Liga MX nacional. No entanto, os astros da equipa mexicana ganham experiência valiosa nas principais ligas europeias. Dois deles ganham o seu dinheiro na La Liga. Estes são o meio-campista central e capitão Andrés Guardado do Betis e o lateral-direito Jesús Manuel Corona do Sevilla FC.

Além disso, o meio-campo central Héctor Herrera se mudou do Atlético Madrid para o Houston Dynamo na MLS no verão de 2022. Além disso, Hirving Lozano é um atacante da Série A italiana do SSC Napoli e Raúl Jiménez da Premier League inglesa do Wolverhampton Wanderers.

Qualificação do México para o Mundial de 2022

O México, que será co-anfitrião do Mundial de 2026 com o Canadá e os Estados Unidos, apareceu nas eliminatórias do Mundial a partir da terceira rodada. Lá, a equipa triunfou em oito vitórias, quatro empates e duas derrotas. No final, a seleção mexicana levou para casa 28 pontos, assim como o Canadá. O Canadá, no entanto, ficou em primeiro lugar após cerca de um empate fora de casa e uma vitória em casa. O recorde do México contra os EUA, terceiro com 25 pontos, foi exatamente o mesmo.

As chances de sucesso do México no Mundial

Os onze mexicanos, classificados em número doze no mundo a partir de 23 de junho, enfrentarão Argentina, Arábia Saudita e Polónia no Grupo C no Mundial. Estes são o 3º, 26º e 53º lugar no ranking da FIFA. Os compatriotas de Martino são considerados os claros favoritos para ganhar o grupo.

Atrás da Argentina, o segundo lugar será disputado entre o México e Arábia Saudita. Robert Lewandowski e a sua banda mostram maior experiência a um certo nível, mas nem sempre tem um desempenho consistente. Além disso, os onze polacos frequentemente ficam aquém das expectativas em grandes eventos. Além disso, a Arábia Saudita, um provável “fornecedor de pontos”, foi atraída para o grupo. Na sua nona participação consecutiva nas oitavas de final do Campeonato do Mundo, eles provavelmente enfrentariam duas grandes seleções, França ou Dinamarca.

As peculiaridades estatísticas do México antes do Mundial 2022

O México enfrentará a Polónia diretamente no seu primeiro jogo do grupo. A última reunião até agora aconteceu em novembro de 2017, com o México celebrando uma vitória por 1-0 fora de casa. Isto dá-lhes três vitórias, dois empates e quatro derrotas contra a Polónia.

Contra a Argentina, os onze mexicanos já saíram 15 vezes como perdedores, com um empate 12 vezes e quatro vezes com vitória. Além disso, a Argentina venceu os três últimos confrontos em 2018 e 2019 por uma grande vantagem de 8-0. Quanto à Arábia Saudita, o México está imbatível, com quatro vitórias e um 0-0 em cinco partidas.

Outras equipas do Grupo C do Mundial: