A seleção de País de Gales competiu pela primeira vez nas eliminatórias para o Mundial de 1950 no Brasil. Após duas tentativas fracassadas, os Dragões ganharam uma passagem para a final na Suécia, em junho de 1958. Lá, o País de Gales perdeu para a antiga União Soviética nas quartas de final, o primeiro jogo da fase de mata-mata.

A equipa galesa então não conseguiu se qualificar 15 vezes seguidas. Esta série negativa foi quebrada na primavera de 2022, então os Dragões estão a comemorar o seu retorno numa final de um Mundial após 74 anos.

O treinador do País de Gales, Rob Page

Depois que Ryan Giggs foi preso em novembro de 2020 sob acusações de violência domésticaRob Page assumiu a equipa nacional galesa. O ex-defesa central de 47 anos serviu inicialmente como treinador interino por mais de um ano e meio antes de Giggs se demitir definitivamente em 21 de junho.

Antes disso, a carreira de treinador de Page começou com a atual League One side Port Vale e o atual League Town Club Northampton Town. O jogador de 47 anos então se mudou para Nottingham Forest como assistente. Mas algumas semanas depois, a federação galesa assinou com o ex-jogador de 41 equipas como treinador da equipa sub-19. Page então passou a treinar as seleções sub-17 e sub-21Uma primeira promoção seguiu-se em agosto de 2019 como co-técnico do Giggs.

As estrelas da equipa nacional galesa

A grande maioria dos jogadores da equipa galesa ganha o seu dinheiro nas três principais divisões da Inglaterra. O capitão Gareth Bale, o melhor jogador e avançado da equipa com 106 partidas pela seleção principal e 39 golos, é uma das exceçõesBale mudou-se do Real Madrid para o Los Angeles Galaxy no verão de 2022.

O vice-capitão e meio-campista central Aaron Ramsey também está nos recordes da Juventus. O atacante do Leeds United, Daniel James, também está entre os jogadores que ganharão valiosa experiência na Premier League.

Qualificação do País de Gales para o Mundial de 2022

O País de Gales terminou em segundo lugar no Grupo E das eliminatórias do Mundial da Europa com 15 pontos após quatro vitórias, três empates e uma derrota. Foram necessários cinco pontos a menos do que a Bélgica. Contra o número dois do mundo, os Dragões sofreram uma derrota fora de casa por 3-1 e um empate em casa por 1-1. A equipe liderada pelo Page competiu então no caminho A da repescagem. Lá eles venceram em casa por 2-1 contra a Áustria e 1-0 contra a Ucrânia.

As chances de sucesso do País de Gales no Mundial de 2022

A seleção galesa enfrentará pela primeira vez a Inglaterra, o Irã e os EUA no Grupo B do Mundial no Qatar. Estas são as equipas número cinco, número 23 e número 14 no ranking da FIFA. Além disso, os Três Leões são os grandes favoritos para vencer o grupo.

Atrás deles, esperamos um duelo entre os Dragões e os Estados Unidos. O lado asiático é um oponente desvantajoso, devido ao facto de terem menos experiência. Se eles terminarem em segundo lugar, o País de Gales provavelmente enfrentaria a Holanda nas oitavas de final.

As estatísticas do País de Gales antes do Campeonato do Mundo de 2022

Assim, o País de Gales está a disputar um showdown intrabritânico contra a Inglaterra no Mundial. Os Dragões enfrentaram os Três Leões 103 vezes até agora, sendo que 92 dessas partidas foram jogos de teste. Na sua mais recente partida competitiva na Euro 2016 na França, o País de Gales perdeu por 2-1, antes de sofrer uma derrota fora de casa por 3-0 em outubro de 2020. O País de Gales perdeu 2-0 e empatou 0-0 contra os EUA há cerca de 20 anos. Antes disso, os Dragões venceram um amistoso contra o Irã por 1-0 no final dos anos 70.

Outras equipas do Grupo B do Mundial