Mundial 2022 Grupos: América, Europa, África e Ásia

Após a pausa que se deu nos campeonatos com o intuito de se descobrir os finalistas para a fase final do Mundial do Qatar em 2022 – que pela primeira vez na história se jogará durante o inverno, entre o dia 21 de novembro a 18 de dezembro – já são sabidos quase todos os finalistas e também os respetivos grupos.

Seleções já classificadas:

Atualizado a: 08/04/2022

Mundial 2022 Grupos: América do Norte e Central

O Canadá conseguiu o 1.º lugar do grupo, sendo que, é algo inédito para a seleção canadense, visto que já não disputa um Mundial há 36 anos. Com os mesmos pontos do Canadá acabou, em 2.º lugar o México. O 3.º, e último posto que reserva entrada direta para o Mundial, ficou entregue à seleção nacional dos Estados Unidos da América. Em 4.º lugar ficou a Costa Rica, e embora tivesse igualdade pontual aos Estados Unidos terão de disputar play off de acesso à competição.

Mundial 2022 Grupos: América do Sul

O 1.º lugar foi reservado para um bom conhecido desta competição – O Brasil. O Brasil é a única seleção na história que nunca falhou a fase final de um Mundial de seleções, sendo também a seleção que mais troféus conquistou, em Mundiais. O 2.º lugar ficou reservado para a seleção da Argentina e da estrela Leo Messi. O 3.º lugar do grupo foi conquistado pelo Uruguai – seleção onde atua Darwin Nuñez, do Benfica. Já no 4.º lugar ficou surpreendentemente o Equador. Brasil, Argentina, Uruguai e Equador são as seleções da América Latina que conseguiram a passagem imediata. O Perú, em 5.º, vai a play off. Colômbia e Chile ficam de fora desta edição.

Mundial 2022 Grupos: África

Houve lugar assegurado para 5 seleções, que disputaram entre si, na fase final de qualificação do seu continente, uma partida a duas mãos. Senegal, Camarões, Gana, Marrocos e Tunísia foram as seleções que se apuraram para o Mundial.

Mundial 2022 Grupos: Europa

Já se conhecia 10 das 13 vagas ocupadas, que até ao momento eram Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Croácia, Inglaterra e Alemanha. A juntarem-se a estas seleções vem Portugal e Polónia que conseguiram superar os seus adversários no play off de acesso à competição. A vaga que resta poderá ser ocupada pelo País de Gales, Escócia ou Ucrânia. Recorde-se que devido à guerra na Ucrânia a seleção do mesmo país não pôde disputar o jogo contra a Escócia, de onde sairia o adversário do País de Gales e decidir qual das 3 seleções irá ao Mundial.

Mundial 2022 Grupos: Ásia

Houve 4 seleções que se apuraram diretamente para o Mundial: Irão, Coreia do Sul, Arrábia Saudita e Japão. A Austrália e os Emirados Árabes Unidos ficaram na 3.ª posição de cada um do seu grupo, indo defrontar-se em campo neurto, a uma mão; o vencedor desse encontro jogará contra o Peru para decidir quem passa para o Qatar.

Na Oceânia a Nova Zelândia foi a seleção que se apurou para play off e espera um encontro com a Costa Rica para decidir quem passa à fase final do Mundial de 2022.

Potes

No Pote 1 ficaram: Qatar (anfitrião da prova), França, Inglaterra, Portugal, Argentina, Brasil, Bélgica e Espanha.

No Pote 2 encontramos algumas seleções de renome como a Alemanha, Dinamarca, Suíça, Uruguai, Croácia, México e Estados Unidos da América.

Ao Pote 3 pertencem Senegal, Irão, Japão, Sérvia, Marrocos, Polónia, Coreia do Sul e Tunísia

No Pote 4 estão Canadá, Camarões, Arábia Saudita, Gana, Ecuador, País de Gales ou Escócia ou Ucrânia, Costa Rica ou Nova Zelândia e Peru ou Austrália ou Emirados Árabes Unidos.

Grupos e Sorteio

O sorteio que ditou os grupos do Mundial do Qatar foi realizado na passada sexta-feira em Doha, no Qatar.

Grupo A: Qatar, Ecuador, Senegal e Países Baixos.

Grupo B: Inglaterra, Irão, Estados Unidos da América e Escócia ou Ucrânia ou País de Gales

Grupo C: Argentina, Arábia Saudita, México e Polónia

Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia e Austrália ou Peru ou Emirados Árabes Unidos

Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica ou Nova Zelândia

Grupo F: Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia

Grupo G: Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões

Grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Recorde-se que Portugal terá o seu primeiro embate no Mundial do Qatar de 2022 contra a seleção do Gana, no dia 24 de Novembro às 17h00 de Portugal continental.

Play-offs restantes

Costa Rica x Nova Zelândia

Austrália x Emirados Árabes Unidos (O vencedor irá jogar contra o Peru e quem vencer fica qualificado)

São, no total, 32 seleções que vão competir no Mundial de 2022 e as vagas serão divididas entre as zonas continentais da seguinte forma:

Europa13 vagas
Ásia/Austrália4 ou 5 vagas
África5 vagas
América do sul4 ou 5 vagas
América do Norte e central3 ou 4 vagas
Oceânia0 ou 1 vaga

Duas seleções participantes do Mundial 2022 terão que disputar as vagas nos chamados play-offs intercontinentais. Uma equipa de cada um dos países da Ásia/Austrália, América do Sul, América do Norte e Central, e Oceânia será classificada. O sorteio determina quem vai jogar contra quem. Acima de tudo, o sorteio dos adversários torna-se difícil para nós apostadores fazermos previsões concretas.

A nossa dica: espera para apostar até que uma seleção tenha sido classificada.